segunda-feira, 26 de outubro de 2009

regata de Outono

Esta é uma família de remadores - desde a minha tia-bisavó até ao Gugas e ao Diogo, que hão de ganhar a primeira medalha olímpica na modalidade para Portugal. Foi, por isso, com muita satisfação que passámos a manhã de ontem a assistir à prova de 3 milhas, realizada aqui em Princeton. Não foi possível medir a quantidade de barcos e de participantes, mas digamos que nunca vimos nada assim em Portugal, nem nos campeonatos nacionais. As condições aqui são fabulosas e é tocante sentir como este desporto tem tanta visibilidade nesta zona, enquanto no nosso país passa quase despercebido. É que há qualquer coisa linda no remo que só quem experienta pode compreender: o silêncio, a comunhão com a natureza, o esforço humano puro traduzido em velocidade e distância. Quando remamos, somos uma lâmina a cortar a superfície da água, esquecemo-nos de nós próprios, somos um só com a nossa tripulação. Que saudades...


3 comentários:

Vera Dias António disse...

Ó amiga e o estado das tuas mãos quando regrassavas dos estágios?!!! Era uma concentração de bolhas incrível, lOL!!! Além de tudo o remo uniu-vos e isso é muito bom! Tal é o destino que foram aí parar, é mesmo giro!!!
Uma beijova!
Vera

Anónimo disse...

Mariana:
E que saudades tenho eu também dos momentos que passámos todos praticando essa bela modalidade no nosso Posto Nautico, em Vila Velha de Ródão, Régua, Cacia e tantos outros lugares que eu não me recordo já.
Espero que a vossa vida aí pelas Américas esteja a correr pelo melhor. Parabéns pelo teu segundo bébé; Deus queira que tudo corra bem.
Soube do vosso "blog" através do pai do Luis, que me enviou um email com essa informação.
O nosso material de remo foi vendido ao Clube Naval de Lisboa.
Na vida tudo tem princípio, meio e fim. A vida é assim mesmo. Quiz o destino que eu iniciasse a Secção de Remo e também que a fechasse (com muita pena minha). Mas temos que andar para a frente e o que nos fica a todos que por lá passaram são as belas recordações do nosso companheirismo, da vivência pura e sã e....das maluqueiras do Amilcar (que paciência eu tive, meu Deus!!!!).
Bom, finalmente quero enviar muitos beijos e abraços para vós os quatro e desejar-vos as maiores felicidades.
Zé Esteves

Nô Calaim disse...

O Gugas terá as suas opções na vida... mas se for medalhado olímpico, grande orgulho. Aproveitem as dicas dos americanos. Nunca se sabe se sabem mais do que nós no mundo do remo.

Beijokas aos 4 e boas remadas (a Mariana, só depois de alguma autonomia... sem Diogo na barriga)