sexta-feira, 30 de outubro de 2009

estes americanos são loucos

Há algumas coisas estranhas aqui, para além daquelas de que já fomos falando. Alguns exemplos: o consultório de pediatria do Gugas é num centro comercial. As chamadas telefónicas recebidas também se pagam. As caixas de supermercado servem de ATM. E podia continuar. Mas o que me faz mais confusão - e acho que ajuda muito a explicar a cultura deste país - é que a gasolina seja mais barata do que a água. Neste momento, a gasolina custa cerca de 20 cêntimos (EUR) por litro. É claro que isso é muito giro e dá-nos vontade de mandar garrafinhas para Portugal disfarçadas de Ice Tea. Mas é também isso que explica que o automóvel seja um apêndice inseparável de qualquer cidadão com mais de 16 anos. Não se faz nada que não implique andar de carro. E isso não resulta só na maior epidemia do país (obesidade) mas numa completa ilusão de que os combustíveis fósseis são infinitos. Hello?! Não são. E, no entanto, ninguém faz muito acerca do assunto. É mesmo muito estranho.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mariana:
Isso são os Estados Unidos da América de que todos ouvimos falar (eu, pela minha parte, tenho essa ideia dos EUA)Gente que nem sabe onde está colocada no nosso planeta e que pensa que os recursos são inesgotáveis (ou se calhar nem sequer pensam nisso). É uma lógica
à qual não estamos habituados e que, no meu caso pessoal, me faz muita confusão.
Já agora, uma pergunta: quando é que o Luis escreve qualquer coisa no blog??
Beijos e abraços.
Zé Esteves
Está visto que vocês saltam todos os dias, de surpresa em surpresa.
Beijos e abraços.
Zé Esteves

Samuel F. Martins disse...

Olá Mariana,

Não queria ser nerd das contas, mas o litro de gasóleo ronda os 67cêntimos :)
Mas a conclusão de que é bastante barata mantem-se, claro :)
Convem também notar que a gasolina dos EUA é mais fraca do que a Europeia, com 10 octanas a menos. Daí que os carros também consumam mais.

Beijinhos para a família Gargaté.

Sam

Mariana disse...

Essa gasolina na Califórnia está muito cara D35... :P

(ou então fui mesmo eu que vi mal os preços da última vez que passei numa bomba)