segunda-feira, 19 de abril de 2010

pinóquio

Detesto mentiras mas saber mentir - com os devidos limites - é uma competência social muito importante, sem a qual não é possível a convivência civilizada entre pessoas diferentes. O Gugas anda a ensaiar as suas primeiras mentirolas (acho que esta habilidade até nem vem nada cedo). No outro dia ouvi-o a mexer nos armários da cozinha e fui ver o que se passava.
Mãe: "O que estavas a fazer, Gugas?"
Gugas: "Nada."
M: "Podes dizer, que eu não me zango."
G: "Não estava a fazer nada."
M: "Estavas a mexer nesse armário?"
G: "Sim."
M: "Porquê?"
G: "Estava só a ver se ainda havia guardanapos."
Vim a perceber mais tarde que tinha entornado um bocadinho de água na mesa do quarto e tinha ido limpar com um guardanapo. Sim, que mentir ainda vá, ter o quarto um bocadinho desalinhado é que ele não aguenta.

2 comentários:

Vera Dias António disse...

Ui, para não serem repreendidos eles descobrem bem cedo o conceito de mentira... é o instinto de sobrevivência ou lá o que é, lol
também uso muito isso do "diz lá que a mãe não se zanga".
Um dos meus primeiros medos foi: como fazer deles seres sinceros?!!! Depois há as dúvidas: se castigar/bater faz com que mintam mais?!!! Isto é muito complicado, MESMO!!

Mariana disse...

Isso da sinceridade não está só no exemplo, também é uma questão de feitio...