sábado, 19 de setembro de 2009

O pesadelo da logistica

Ora, uma vez que sou estrangeiro, e que os senhores aqui não conseguem verificar se eu sou bom pagador, logo assim à partida tenho que pagar 2 meses de renda, mais um depósito (que eles devolvem no fim), equivalente a mais 1 mês e meio de renda... Isto é para cima de muito dinheiro, que eu até quase que tenho.

Falta o quase, portanto tive que levantar dinheiro com o cartão português e depositar aqui (isto porque uma transferência de Portugal demora 5 a 6 dias úteis a ser creditada, segundo parece).
Depois: já arranjei uma casa (em principio), e devo assinar o contrato na segunda feira, e devo poder mudar-me na quarta. Só que, entretanto... Já não tenho carro para me mudar! (o carro alugado vou devolve-lo amanhã, domingo: 400 e tal dolares por semana não é muito dinheiro, mas também não é pouco). Portanto, vou ter que alugar um carro por um dia, para levar as malas para o apartamento, que não é longe, mas também não dá para ir a pé com 3 malas pesadas.

E para além disso, preciso de, até ao fim da semana, ter lá pelo menos 2 camas, cadeiras, uma mesa, pratos, alguma comida, lençois, utensílios de cozinha, e sei lá mais o quê (mas já fiz uma lista).

Ah!!! E o ikea mais próximo é a 40 milhas, curiosamente mesmo ao lado do aeroporto de newark, onde amanhã vou devolver o carro... Portanto, fez-se luz! Amanhã, vou muito cedo ainda de carro ao ikea, e vejo o que posso comprar e trazer comigo (vou levar uma das minhas malas de viagem). Para além disso vejo quanto fica (assim em $$) eles entregarem-me as coisas na minha nova morada (que de facto ainda não é minha, mas vamos contar que corre tudo bem...). Se for mais caro do que eu ir lá buscar as coisas, aproveito a carrinha que vou ter que alugar, e vou lá eu, se não eles entregam...

Depois, também amanhã, deixo o carro em newark e volto para trás de comboio, eventualmente trazendo comigo algumas coisas básicas que conto comprar no ikea, dentro da mala, que levo no carro, que depois deixo lá!!!!

Perceberam?!?!

Entretanto, lá para segunda feira, depois de ter o contrato assinado, tenho que fazer o contrato com os senhores da água luz e gás, pelo menos, e ver quanto é que eles me vão chular assim à partida, porque não "tenho crédito"...

Mas tenho que confessar que não deixa de ser divertido, tudo isto... :)

ps - para os chicos espertos que estão a pensar: "mas porque é que não compras já um carro, e já ficas com a vida mais facilitada?", pensem outra vez. Porque até posso comprar o carro, mas depois tenho que fazer o seguro, e se não tiver carta de condução do estado de NJ, em vez de pagar (também assim logo à cabeça, que é para espevitar) cerca de $1200 por ano, pago $2200. Ahhhhh! Mas espera lá! Então estás parvo?! Porque é que ainda não tiraste a carta de condução de NJ... Mais uma vez, porque ainda não tenho o número da segurança social... Que até já pedi, mas leva cerca de 20 dias a chegar!!!!

Diz que no fim do primeiro mês as coisas lá começam a entrar nos carris, e é tudo muito mais "suave" (smooth).

Espero que se tenham divertido tanto a ler este post, como eu me diverti a escreve-lo...

3 comentários:

Mariana disse...

Ainda bem que te divertes tanto com isso. Eu nunca achei tanta piada à burocracia.

Unknown disse...

Penso eu de que, aqui para um estrangeiro tambem não deve ser nada facil, pois que alem da segurança social é preciso o BI de residente, demonstrar que tem casa, trabalho, e nem sempre a carta de condução dá para cá.
E pronto, a burocracia é o que é.
Pai

FátimaGargaté disse...

Bem, a burocracia aqui do lado de cá do mar é bem pior, pelo menos enquanto não houver simplex para tudo.
Mãe