sexta-feira, 30 de julho de 2010

notícias deste lado

É bom estarmos cá todos e amanhã é finalmente o reencontro. Apesar de estarmos algum tempo em Portugal, não dá para estar com todos. Aqui ficam, pois, algumas notícias das férias.
O Gugas anda numa alegria louca, da praia para a piscina, da piscina para o jardim, a brincar com os vizinhos, apanhar caranguejos, nadar de braçadeiras, levar reboletas e mergulhar de bomba. Ri, corre, brinca, pergunta e refila, muito. Enche-me o coração vê-lo tão feliz - e enche-me a paciência ele andar armado em galaró. Esperemos que passe com a chegada do galo à capoeira...
O Diogo recuperou da pielonefrite como se não fosse nada e continua uma linda bola de picos, curioso, dengoso de colo, beliscador. Come bem a sopa e a papa e continua a não poder ver o leite à frente. Derrete-se a olhar para o mano, não despega os olhos dele, faz muita força para se levantar e aguenta-se sentado em tripé. É tão giro ter dois filhos diferentes assim :)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Back

Não sei se já disse, mas gosto muito dos meus amiguinhos.
Hoje foi o jantar dos emigras. Com sardinhas, e em Alfama. Voltei a ver Lisboa. E (alguns, mas dos bons) dos meus amigos.
E assim acho que me vai custar mais um bocadinho quando daqui a um mês voltar para o outro lado do mar.










segunda-feira, 26 de julho de 2010

E agora quando ficar rico compro este avião...






Só custa 2.071.500 dolares. Alguém se chega a frente?! Eu pago os 500 dolares, para arredondar, pronto. E não se fala mais nisso! Assim já podia passear com a familia e amigos! Seis lugares, 1000 nm de raio de acção, velocidade de cruzeiro de 480 km/h...
Se fossem meus amigos, começavam já a fazer uma vaquinha, e podiam-me oferecer esta máquina nos anos. Pronto. Era só uma dica para quem não sabe o que me oferecer nos anos.

domingo, 25 de julho de 2010

Private Pilot, Airplane Single Engine Land

Este é o titulo pelo qual devo ser tratado desde hoje faxavor. Podem abreviar para Dr. Piloto, também.
É verdade. DEpois de uma semana a voar todos os dias, depois das falhas eléctricas, e depois de o instrutor chefe da escola ontem ter torcido o nariz porque achava que eu ainda tinha poucas horas, e depois de termos mudado de avião hoje antes de descolar, porque o avião não estava capaz... Lá fiz um voo de 1 horinha, que foi até muito curto para aquilo que costuma ser, correu tudo bem, não assustei o examinador... E deram-me a minha licensa. Agora já posso passarinhar com pessoas a bordo.
E é tudo, deste lado do mar. Terça feira volto para Portugal, para a minha familia. No fim de Agosto estaremos de volta.
Over and out.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

E mais um voo espectacular

Desta vez levei o meu chefe a passear. Que tirou as seguintes fotos fantasticas:




sábado, 17 de julho de 2010

200 e tal milhas e 3 aterragens

... E depois de um total de 3.3 horas de voo, ca estou eu de volta. Desta vez correu tudo bem e tudo! Ficam umas fotos (não muito impressionantes):










sexta-feira, 16 de julho de 2010

Inception

Grande filme: Inception. Recomendo vivamente!!! O fim é muito bom!

Amanhã lá vou eu voar outra vez. A ver se corre bem desta vez...



- Posted using BlogPress from my iPhone

domingo, 11 de julho de 2010

Que divertido que é...

Então uma pessoa vai fazer um voo de cross-country sozinho (de cerca de 2 horas tempo total), e o que é que sucede...
- Depois de levantar voo do primeiro aeroporto onde era suposto aterrar, começo a ouvir as comunicações da torre todas cortadas... Estranho, pensei eu, não estou assim tão longe.
- Mais um bocado, e mudo de frequência para o aeroporto onde ia aterrar a seguir... Não ouço nada... Nem consigo transmitir. Começo então a andar as voltas para não violar o espaço aereo controlado. Tento radio 1, o radio 2, diversas frequencias, tento mudar os conectores dos asucultadores para os do lugar do passageiro... E nada. Mudo código de transponder para 7600 (falha de comunicações).
- Nessa altura começo a ver uma indicação de "off" no "turn coordinator" (que é um instrumento que utiliza energia electrica para funcionar). Maaaauuu, penso eu. Isto é uma falha electrica...
- Olho para o amperimetro, e a leitura é normal... Olho para a luz de baixa voltagem, e está apagada (normal). No entanto nesta altura não tenho muitas duvidas que posso estar a ficar sem energia electrica.
- Pego na checklist de emergencia, falha electrica, e sigo os procedimentos... Desliguei radios, transponder, tudo (incluindo VORs e afins, pelo que fiquei só com o mapa para navegar)... Segui então para a vertical de Reading (onde era suposto aterrar antes de voltar para Princeton), e, sem aterrar, tomei o rumo de princeton e lá fui eu...
- Finalmente, a chegada a princeton tentei outra vez ligar os radios, etc... E nada. Preparei-me para fazer uma aterragem sem flaps. No downwind tentei activar os flaps, sem efeito. E pronto... Aterrei sem flaps em segurança em Princeton. E até devo dizer que foi uma das minhas melhores aterragens (mesmo sem flaps).
- Estacionei a geringonça, e fui informar os senhores que bem podem deitar a bateria para o lixo...

E é tudo. Obrigado, e uma boa semana.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Voo noturno x country

Coisas que aprendi hoje com o meu voo noturno de x country:
- navegar à noite é, digamos, ahmmm, aborrecido
- ora há luzes por todo o lado (e que luzes são?!?), ou não há luzes nenhumas
- escolher como checkpoint um rio é um bocado estúpido, mesmo para mim
- o GPS é a segunda melhor coisa do mundo
- A primeira é o piloto automático!!! (este sim deu-me um grande gozo)
Infelizmente não há fotos porque estive ocupado a pilotar o avião, ou lá o que é aquilo...

Teste escrito da FAA

Lá fui fazer o teste escrito final hoje e passei com 98%! É verdade... Falhei uma. Vejam lá se sabem: Qual é a velocidade máxima em espaço aereo de classe C, abaixo dos 2500 pes AGL, e a menos de 4 milhas do aeroporto principal:
a) 200 KIAS
b) 180 KIAS
c) 250 KIAS

Agora só falta fazer horas de voo, e depois fazer o exame final oral / pratico.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

relatividade espaço/tempo

Evidentemente que o tempo passa 784 vezes mais depressa deste lado do mar.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

crónica sobre a parentalidade ecológica

Para os poucos de vós que ainda não sabem, agora escrevo uma crónica num portal americano. O tema é a conciliação da família com a preservação do ambiente. Espero que vos interesse mas, em todo o caso, convido-vos a visitar a minha ligação. Basta clicarem aqui. Obrigada! (sim, é para clicarem mesmo que não queiram saber do assunto porque eu sou remunerada por isso)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

primeira sopa do dunga

(não é tão emocionante como o primeiro vôo de cross country do pai, mas pronto)

Comeu, comeu, comeu tudo e lambeu-se. Está provado que este menino não gosta é de leite. Já somos dois, ou quatro, se contarmos com o Avô M. e a Bisa F.

Primeiro Voo de cross country sozinho




Fui todo contente ontem de Princeton até Mount Pocono, e voltei.
Com o mapa na mão, para não me perder na navegação. 55 milhas nauticas para cada lado, 2 aterragens, e pronto. Para além disso, pela primeira vez puz combustivel num avião! Ficam umas fotos do aerodromo de Mount Pocono, onde tive que aterrar com o vento todo cruzado porque uma das pistas estava fechada...